DRACO/IE deflagra operação contra milícia da Zona Oeste

Segundo a Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE) deflagrou na manhã de quinta-feira (08-10) uma operação para cumprimentos de mandados de busca e apreensão em 21 cooperativas de transportes alternativos no Rio de Janeiro. A ação contou com apoio da Polícia Civil e da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar da Prefeitura do Rio. O alvo foi uma quadrilha de milicianos cuja atuação se iniciou na zona oeste da cidade.

De acordo com a investigação, a organização criminosa iniciou suas atividades em Paciência e já expandiu sua atuação para vários bairros da cidade. A ampliação das atividades ilegais foi constatada na Operação Alfa, deflagrada em agosto deste ano, quando foram presos cinco integrantes da milícia, apreendidas armas de fogo, munições, além de documentos, valores em espécie e veículos roubados.

As investigações apontam que o grupo paramilitar obtém vultosos lucros com a exploração do transporte complementar, para financiamento da compra de armas, munições e corrupção de agentes públicos.

Operação Draco 3 liga da justiça
Na operação foram apreendidos 25 veículos, mais de R$ 55 mil, em espécie, além de notas falsas, que serão submetidas a perícia, e uma central de distribuição de sinal de TV a cabo foi estourada. As ações aconteceram simultaneamente em bairros como Anchieta, Pavuna, Sepetiba e Ilha do Governador. Neste último local, a equipe apreendeu anotações de contabilidade irregular da atividade de fachada, realizada pela cooperativa de vans. Dois homens foram presos por porte ilegal de arma.
“As cooperativas são distantes umas das outras, mas são a maior fonte de renda da milícia Liga da Justiça. A Draco sempre objetiva ir à gênese do problema para desestruturar a fonte de renda deles. A Draco vai combater de forma incessante e contundente”, garantiu o delegado substituto da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE), Luiz Augusto Braga, que apresentou o material apreendido em entrevista coletiva, no início da tarde, na Cidade da Polícia, no Jacaré.

 

 

Postado em _Destaque, Cidade Tagged